Dicas para automatizar a sua casa de maneira profissional​

A automação residencial está cada vez mais acessível e barata. Dados divulgados pela Statista, agência alemã de pesquisa de mercado, estimam que o mercado de casas inteligentes atinja U$ 2,2 bilhões até 2025 no Brasil. Globalmente a cifra chega a U$ 175,75 bilhões.

Esse avanço deverá ocorrer de forma ainda mais acelerada conforme a tecnologia da internet 5G for se estabelecendo no Brasil. 

Para você que está planejando iniciar o processo de automatização na sua casa, nós iremos dar algumas dicas essenciais para evitar dores de cabeça no seu dia a dia. 

 

Escolha um Assistente de Voz

Depois da Internet, o Assistente de Voz é o ponto de partida para a sua automação residencial. Ele deve ser eficiente, prático e ter alta compatibilidade com os principais serviços de internet, streamings de vídeo, música e Smart TVs. Neste caso as opções mais acertadas são a Alexa (da Amazon), o Google Home (da Google) ou a Siri (da Apple).

Internet estável e rápida

É muito importante ter uma internet que chegue de forma potente e estável em qualquer lugar da sua casa. Para isso, talvez você precise investir em alguns repetidores de sinal, roteadores de alto alcance, ou até mesmo rever a posição dos seus roteadores.

Compatibilidade

É fundamental que, antes de adquirir os seus produtos de automação, você verifique se cada produto é compatível com o assistente de voz, e também com a frequência de WiFi de cada item da sua casa automatizada. 

Na fase do Projeto?

Está projetando uma casa nova, ou fazendo uma reforma completa? Aproveite essa parte da construção para alinhar o projeto com o arquiteto e já implementar a automação residencial. Assim você explora todas as possibilidades e otimizações que essa fase do projeto pode lhe proporcionar, tornando as intervenções e planejamentos mais completos. 

Sem Obras?

Se você deseja realizar o processo de automação sem obras que alterem a estrutura da sua casa, você deve procurar um profissional de automação residencial. Ele poderá te apresentar soluções que não necessitem de um grande impacto na estrutura do seu lar.

Câmeras de Monitoramento

Por fim, outro item essencial que você pode instalar na sua residência automatizada são as câmeras de monitoramento. Atualmente as câmeras residenciais podem ter uma série de utilidades, além das mais tradicionais como para prevenir roubos e identificar invasores. 

Hoje, podemos encontrar à disposição no mercado câmeras inteligentes, que são acessadas pelo celular ou computador, podendo inclusive serem integradas ao assistente de voz, tendo um papel fundamental na integração do sistema de Inteligência Artificial da sua casa.

Já imaginou?

Como é sua casa dos sonhos? Imagine poder ter todos os móveis sob medida, feitos de acordo com as suas necessidades, alinhados à automação residencial. Poder controlar por voz as luzes do lar, verificar pelo celular as câmeras da portaria, entre todas as praticidades que a automação oferece. Converse com seu arquiteto sobre o projeto ideal e garanta a inserção da tecnologia ao seu design de interiores e móveis.